terça-feira, 22 de outubro de 2013

Técnicos – Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo da Silva, nascido em 10 de maio de 1952 na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, é um dos grandes técnicos que já passaram pelo Corinthians. Além de ter treinado um dos melhores times que o clube já montou e de ter conquistado importantes títulos (o Brasileiro de 1998 em sua primeira passagem pelo Corinthians e o Paulista de 2001 na segunda ocasião em que treinou o time), Luxemburgo deixou a seu assistente, Oswaldo de Oliveira, a base de um excelente trabalho que faria com que este chegasse ainda mais longe, ganhando o Paulista e o Brasileiro em 1999 e o Mundial da FIFA em 2000.

Luxemburgo já era um treinador consagrado quando foi contratado pelo Corinthians. Ele iniciou sua carreira com passagens por clubes de menor expressão e se destacou ao fazer um excelente trabalho no Bragantino, equipe na qual foi campeão da Série B do Brasileirão em 1990 e da Série A do Paulistão em 1991. Os bons resultados o levaram ao Palmeiras, e os corinthianos sentiram na pele o excelente momento do treinador: dos diversos títulos vencidos por nosso maior rival nesse período, 3 foram conquistados sobre nós: o Paulista de 1993, o Rio-São Paulo do mesmo ano e o Brasileiro de 1994. Luxa passou ainda por Flamengo e Santos antes de vir para o Timão.

O treinador chegou ao Parque São Jorge para a temporada 1998. Foi vice campeão paulista perdendo apenas uma partida e, no segundo semestre, conquistou o Campeonato Brasileiro realizando uma excelente campanha. Nessa época ele deixou de assinar Wanderley Luxemburgo e passou a usar a grafia do seu nome de batismo, Vanderlei. No mesmo ano, foi convidado para ser o técnico da Seleção Brasileira. No início o treinador tentou conciliar os dois cargos, mas acabou deixando o Corinthians nas mãos de seu assistente, Oswaldo de Oliveira, para que pudesse se dedicar melhor à Seleção.

Voltou ao Timão em 2001, quando conquistou mais um título: o Campeonato Paulista. Mas sua segunda passagem pelo clube foi um tanto quanto apagada, e os maus resultados somados ao desgaste com a diretoria geraram sua demissão.

Luxa teve problemas com vários jogadores do elenco, mas os mais célebres foram com o sempre difícil Marcelinho. A maior polêmica entre os dois acabou ocasionando o afastamento do atleta por parte do treinador, que o acusou de "traíra", pois o camisa 7 havia dado declarações à imprensa relatando problemas internos do clube.

Após sua última passagem pelo Corinthians, Luxemburgo treinou diversas equipes do Brasil e chegou até mesmo a ser técnico do poderoso Real Madrid, da Espanha, por uma temporada.

Pelo Corinthians:

Jogos:
139

Vitórias:
65

Empates:
34

Derrotas:
40

Títulos:
Campeonato Brasileiro: 1998
Campeonato Paulista: 2001


Para ver uma lista dos principais técnicos da história do Corinthians, clique aqui.

Para acessar os posts sobre outros técnicos da história do Corinthians, clique aqui.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário