quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pós-jogo: Corinthians 1x1 Boca Juniors-ARG

Libertadores 2013 – Oitavas de final: segundo jogo

É sempre difícil escrever alguma coisa após uma eliminação, principalmente quando a frustração pela derrota se junta à certeza de que tudo poderia ter sido completamente diferente. Ontem, a vaga para as quartas de final da Libertadores escapou de nossas mãos em uma noite que parecia que nada daria certo, não importando o quanto tentássemos.

Eu não estou falando só da arbitragem. Sim, ela foi vergonhosa, mas se nos incomoda qualquer insinuação sobre apito amigo quando vencemos, não podemos considerar justo botar a derrota só na conta do juiz.

Vamos aos fatos: o Corinthians jogou muito mal na Bombonera 15 dias atrás. Nervoso, foi encurralado pelo Boca, e um gol dos hermanos, ainda que em uma falha coletiva de nossa defesa, foi mais do que justo. Ontem, no Paca lotado e precisando de pelo menos 2 gols, a iniciativa foi nossa. A aplicação que faltou na partida de ida sobrou ontem – mas faltou tranqulidade, faltou dominar realmente a partida. Acima de tudo, faltou usar a cabeça. O Boca sabia do que precisava, e fez seu jogo com maestria, segurando o Corinthians e esperando o tempo passar.

Pra piorar, quando a jogada saía, o juizão fazia das suas: um pênalti absurdo a nosso favor não marcado (jogar vôlei na área pode, Arnaldo?) e um gol legítimo de Romarinho anulado, ainda aos 23 minutos – lances que, se marcados, poderiam mudar a história do jogo. Logo em seguida, a genialidade de Riquelme, em um lance que nunca saberemos se ele tentou cruzar ou bater direto, coloca a bola dentro do gol de Cássio (que mais uma vez estava mal posicionado) e abre o placar. Aí ficou difícil: precisaríamos de 3 gols.

Mas esses gols não sairiam se a forma de atuar não fosse modificada. Fomos pro intervalo com a derrota na bagagem e Tite até trocou Alessandro e Romarinho por Edenílson e Pato, mas não adiantou. O gol de Paulinho logo aos 4 minutos da segunda etapa deu esperança à torcida, e talvez tivéssemos conseguido a vaga se o juiz não tivesse anulado outro gol corinthiano, também de Paulinho.

Ainda teve tempo pro Boca perder um gol feito e de Pato tropeçar em si mesmo com a o gol aberto, mas o fato é que não houve o que fazer e o Boca está nas quartas de final da competição, merecidamente. Verdade seja dita: nos acostumamos com times argentinos violentos e catimbeiros, que nos eliminavam no jogo sujo. Ontem o Boca teve uma postura admirável, nos eliminando na bola. A equipe argentina merece elogios.

Mas quem merece elogios mesmo é a a Fiel Torcida. Pra variar, não parou de cantar e de apoiar nem um minuto, e as palmas ao final da partida foram emocionantes.

Pra finalizar, não podemos nos esquecer que, embora o objetivo maior na temporada já faça parte do passado, ainda temos pra disputar a final do Paulista neste domingo, o Brasileirão, que começa semana que vem, a Copa do Brasil e a Recopa. Não é conformismo, é fato: não ganhamos a taça mais importante, mas temos qualidade pra ganhar TODAS as outras 4 que disputaremos. Pra quem acha que 2013 já azedou pro Corinthians, espere pra ver.

Veja os gols e todos os lances polêmicos no vídeo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário